Um acordo de financiamento sobre o Projecto de Aceleração da Diversificação Económica e Criação de Emprego, no valor de 300 milhões de dólares, vai ser assinado, amanhã, em Luanda, entre o Governo de Angola e o Banco Mundial.
De acordo com uma nota enviada ao Jornal de Angola, as partes deverão estar representadas no acto pela ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, por Angola, e pelo director Regional do Banco Mundial para Angola, Burundi, RDC e São Tomé e Príncipe, Albert Zeufack.
Este encontro deve contar também com as presenças do ministro da Economia e Planeamento de Angola, Mário Caetano João, e a vice-presidente do Banco Mundial para África, Victoria Kwakwa.
A nota refere, por outro lado, que Victoria Kwakwa e Mário Caetano João, no final do encontro, vão fazer declarações à imprensa sobre o acordo assinado.
Com sede em Washington, Estados Unidos da América, o Banco Mundial (BM) é uma organização financeira internacional que oferece empréstimos para auxiliar o crescimento económico, especialmente de nações em desenvolvimento.
O principal objectivo do BM é contribuir com o desenvolvimento económico e social das nações. Para tal, essa instituição fornece empréstimos financeiros para a implementação de políticas públicas e realização de projectos estruturais que auxiliem na promoção do desenvolvimento dos países.
Entre os objectivos específicos do BM estão a adopção de medidas que promovam uma mudança na estrutura económica dos seus países-membros, por meio do investimento advindo de empréstimos, para aplicação em diferentes sectores. Desse modo, são áreas de destaque na actuação do Banco Mundial os ramos de Saúde, Educação, Transporte, Energia, além de sectores económicos específicos, como a Agropecuária.
Actualmente, o BM alia aos seus objectivos as demandas ambientais globais, contribuindo para o financiamento de projectos em áreas de interesse ambiental e economia verde, como fontes renováveis de energia e políticas de reciclagem de lixo.