O Banco Angolano de Investimento (BAI) encerrou o primeiro trimestre deste ano, com um lucro líquido de 86 mil milhões de kwanzas, de acordo com o balanço divulgado pela instituição bancária.
O resultado líquido é 110 por cento mais que o do período homólogo de 2022, quando reportou lucros de 40,7 mil milhões de kwanzas. De acordo com os dados, este desempenho foi impulsionado pela evolução positiva da margem complementar, com destaque para os resultados de negociações de instrumentos financeiros. Os resultados de negociações de instrumentos financeiros situaram-se em 81 mil milhões de kwanzas em Março de 2023, um aumento de 63 mil milhões de kwanzas comparativamente a Março de 2022, resultante da substituição de Obrigações do Tesouro não Reajustáveis (OTMN-NR) com maturidades de curto/médio prazo por maturidades de longo prazo.
De acordo com o relatório, o aumento do produto bancário, em 61 mil milhões de kwanzas, reflecte o crescimento de 64 mil milhões de kwanzas (292%) da margem complementar, resultante da mais-valia com a substituição de OTMN-NR, apesar da redução em 6 por cento da margem financeira.
Os custos com juros de depósitos, no primeiro trimestre, somaram 23 mil milhões de kwanzas, alta de 37 por cento, em comparação com os resultados de 2022.
Crédito
No mesmo relatório, o BAI fez saber que a carteira de crédito a clientes, do mês de Março de 2023, alcançou 408 mil milhões de kwanzas, correspondendo a um aumento de 16 mil milhões de kwanzas relativamente a Dezembro de 2022.
O aumento registado deve-se, “essencialmente”, ao aumento da carteira de crédito bruto em moeda nacional em quatro por cento (20 mil milhões de kwanzas), explicado por desembolsos ao sector privado empresarial não financeiro, particulares e amortização do crédito em moeda estrangeira no montante de 6 mil milhões de kwanzas no sector público e privado empresarial não financeiro.
O rácio de transformação (crédito sobre depósitos) aumentou cerca de um ponto percentual, situando-se em 16 por cento, no primeiro trimestre de 2023.
Dados complementares da instituição indicam que o rácio de cobertura do crédito total reduziu 1,2 pontos percentuais, para 32,1 por cento.
O BAI conta, actualmente, com 1.925 colaboradores (mais 20 em relação a Dezembro 2022) e 587 canais de distribuição, composto por 407 agentes bancários, 138 balcões, dezanove ATM, bem como 10 postos de atendimento e 10 centros de empresas.
Fonte: Jornal de Angola