O Banco BIC e os parceiros “Conselheiros” que se juntaram ao programa de Responsabilidade Social “Crescer Juntos” anunciaram, quarta-feira, em Luanda, a abertura, a partir de hoje até 31 de Agosto, da nova fase de inscrições e candidaturas de programas privados interessados em obter apoio para a realização das respectivas actividades comunitárias.
Durante a reunião do Conselho Consultivo, realizada, ontem, foram apresentados os primeiros resultados das 20 ONG apoiadas no primeiro ano de funcionamento do programa. Além de um ponto de situação detalhado sobre a evolução de cada um dos projectos aprovados pelo Conselho, em Novembro de 2022, e das actividades decorridas no período de Janeiro a Maio deste ano, foram também apresentados o novo “website” do “Crescer Juntos” e a campanha que divulga o processo selectivo para este ano.
De acordo com o presidente da Comissão Executiva do Banco BIC, Hugo Teles, não se está apenas a dar apoio financeiro. “Uma parte expressiva das ONG aprovadas no ano passado pelo Conselho Consultivo, apesar de anos de trabalho no terreno, não tinha todos os documentos para estarem, formalmente, legalizadas. Isso se dava não por negligência delas, mas pela burocracia em obtê-los”, explicou.
Em razão disso, adiantou, uma verdadeira “força tarefa”, que envolveu o Departamento Jurídico e os gerentes do Banco BIC, se mobilizou e os processos tais como a legalização de estatutos, a obtenção de NIF e até mesmo a abertura de contas foram concluídos com sucesso.
“Isto é o Crescer Juntos, na sua essência”, afirmou Hugo Teles.
Recorde-se que o Banco BIC reuniu, em Abril, as 20 ONG, num dia inteiro de formações, que envolveram palestras sobre Educação Financeira, Liderança com Valores e Planeamento Estratégico. As ONG puderam avaliar possibilidades de intercâmbio de boas práticas entre elas. O encontro teve também a presença especial do apresentador Salú Gonçalves, no encerramento.
Ainda na reunião de ontem, o PCE Hugo Teles aproveitou a reunião do Conselho para agradecer as 12 empresas co-investidoras que se juntaram ao Crescer Juntos e que, através de apoios não financeiros, fornecem equipamentos, alimentos e materiais de apoio aos 20 projectos apoiados, e também aos meios de comunicação pelo apoio e cobertura ao programa.
Em 2022, foram recebidas mais de 400 candidaturas, das quais foram seleccionadas 17 pelos conselheiros (pessoas e empresas que votam nos programas de sua preferência) e mais outras três (3) escolhidas pelo banco no início, totalizando as 20 iniciativas até aqui apoiadas. O programa também já desembolsou mais de 500 mil dólares em apoios.
A gestão do programa compromete-se em até Setembro enviar o relatório de prestação de contas do segundo quadrimestre e ponto de situação das candidaturas; no início de Novembro conclui o processo de análise, pré-selecção, entrevistas, e definição das ONG finalistas. A próxima reunião do Conselho deve acontecer a 22 de Novembro.
O “Crescer Juntos” é uma iniciativa com o objectivo de dar apoio financeiro, mas também mentoria e visibilidade para as organizações sociais apoiadas. Neste momento, são empresas co-investidoras do programa Assochina, Baldex, Big Media, Edicenter, Economia & Mercado, Full Bliss, Go Media, Hortalinda, NCF, Platinaline, Purifiltros e Refriango.
Fonte: Jornal de Angola
Sign in to your account