O Banco Fomento Angola considerou esta terça-feira que o Kwanza vai apreciar a médio prazo. Apesar da queda de quase 10 por cento face ao Dólar na semana passada, o BFA, prevê uma queda de 23,75 por cento desde o início do ano.
Uma nota enviada ao Jornal de Angola da conta que, na perspectiva do BFA, a moeda angolana deverá voltar a apreciar no médio prazo, corrigindo parte do movimento que tem ocorrido nas últimas semanas”, afirmam os analistas do banco no comentário semanal sobre a evolução do mercado.
O Kwanza terminou a semana passada a valer 660,6 kwanzas por Dólar e 711,4 kwanzas por Euro, mas a análise do BFA considera que “o ritmo de queda do Kwanza parece não estar a diminuir”.
“A passada semana foi marcada pela contínua depreciação do Kwanza face ao Dólar e face ao Euro”, escrevem os analistas do BFA, apontando para as quedas de 9,87 por cento face ao Dólar e de 9,95 face ao Euro.
A redução da produção e do preço do petróleo teve um impacto nas contas públicas angolanas, ainda fortemente dependentes da evolução do crude, apesar dos esforços de diversificação da economia.