Economia e Finanças

Ad image

Seguros

BIC Seguros com reservas para novo capital social obrigatório

A seguradora apresenta 5.1075 milhões Kz em resultados transitados, sendo assim esse valor mais do que suficiente para ajustar o capital social até 2024.

Segundo a notícia veiculada pelo Jornal Expansão, a Bic Seguros tem reservas e resultados transitados suficientes para ajustar o capital social mínimo até ao final de 2024 de forma a cumprir os novos mínimos regulamentares impostos pela Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG).

Actualmente, a seguradora apresenta um capital social de 1.500 milhões Kz, acima do que são os actuais mínimos exigidos pela ARSEG (1.000 milhões Kz) e necessita de 2.000 milhões Kz para cumprir no final de 2024 as exigências do supervisor do sector.

As companhias podem aumentar o capital social por duas vias, ou incorporação de reservas ou por injecção de “dinheiro fresco” por via dos accionistas ou com a entrada de um novo acionista. Na edição passada, o Expansão publicou que cinco seguradoras precisam de 4,6 mil milhões Kz em “dinheiro fresco” para ajustar o capital social, incluindo a Bic Seguros nesse lote de seguradoras, referindo que as reservas legais da seguradora na ordem dos 580,5 mil milhões Kz eram insuficientes para fazer esse aumento de capital.

Mas de acordo com uma nota enviada ao Expansão, a seguradora revela possuir “substancialmente mais reservas/resultados transitados do que as necessárias para realizar o aumento de capital, e perfeitamente dentro do prazo definido na lei conforme já foi comunicado ao regulador”. Olhando para o relatório e contas de 2022, a seguradora apresenta 5.1075 milhões Kz em resultados transitados, sendo assim esse valor mais do que suficiente para ajustar o capital social.

“O Aviso que regula esta matéria entrou em vigor no dia 01 de Janeiro de 2023 e expressa que o aumento exigido deve acontecer até 31 de Dezembro de 2024. O mesmo normativo refere que nos primeiros seis meses de 2023 devem as companhias enviar à ARSEG o plano de intenções para o cumprimento deste aumento do capital social. E o Bic Seguros seguiu todos os passos, tendo já recebido da ARSEG a respectiva tomada de conhecimento do método de aumento de capital social”, refere a seguradora numa nota enviada ao Expansão.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Deixe um comentário