Economia e Finanças

Ad image

Banca

BNA decide manter taxa básica de juro em 17%

O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional Angola (BNA) decidiu manter inalterada a Taxa BNA em 17%, de igual modo a taxa de juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez em 13,5% e aumentar a Taxa de Juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez para 17,5%.

A decisão resultou da 112.ª Sessão ordinária do CPM, realizada nos dias 13 e 14 de Julho de 2023, em Luanda, anunciada esta sexta-feira, presidida pela primeira vez pelo recém-nomeado governador, Manuel Tiago Dias. O BNA justifica a medida com o ressurgimento das pressões inflacionistas como redução das receitas de exportação e a depreciação cambial bem como o impacto da redução dos subsídios ao preço da gasolina, e os constrangimentos resultantes da reorganização da venda ambulante.

Adicionalmente, o CPM decidiu flexibilizar o mecanismo da taxa de custódia sobre o excesso de liquidez dos Bancos Comerciais junto do BNA, cuja operacionalização será objecto de regulamentação específica.

O regulador diz que a decisão resultante da reunião do CPM não compromete o objectivo de médio prazo de alcançar uma taxa de inflação de um dígito.

Entretanto, de acordo com INE a inflação mensal em Junho situou-se em 1,41%, tendo-se observado as maiores variações nas classes de transportes (2,71%), saúde (2,08%), vestuário e calçado (1,53%), assim como alimentação e bebidas não alcoólicas (1,46%), como consequência a inflação homóloga fixou-se em 11,25%, um acréscimo de 0,63 pontos percentuais em relação ao período anterior.

Dizer que a próxima reunião do CPM, realizar-se-á na cidade de Sumbe – Cuanza Sul, nos dias 14 e 15 de Setembro de 2023.

Fonte: Jornal Expansão

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Deixe um comentário