Economia e Finanças

Ad image

Banca

EMIS lança “Cartão sem Contacto” ainda este ano

A Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) prevê introduzir no sistema bancário ainda este ano, o “cartão sem contacto”, que permite realizar transacções sem contacto com os aparelhos como o Terminal de Pagamento Automático (TPA).

O anúncio foi feito na terça-feira, pelo presidente da Comissão Executiva da EMIS, José Gualberto de Matos, no espaço Grande Entrevista da TPA, que abordou os desafios da empresa.  

“Estamos a desenvolver este serviço, porque Angola é dos poucos países em África que possui um cartão multicaixa com regras próprias. A entrada em funcionamento do “cartão sem contacto” dependerá também da dinamização dos bancos comerciais”, disse.

De acordo com José Gualberto de Matos, o “cartão sem contacto” surge, igualmente, como alternativa ao cartão multicaixa normal.

Segundo o site Investglass, consultado pelo Jornal de Angola Online, os cartões sem contato são cartões de pagamento que empregam a tecnologia Near-Field Communication (NFC) para realizar transacções sem contacto. 

De acordo com a mesma fonte, para concluir uma transacção com um cartão sem contacto, o titular precisa acenar o cartão perto de um dispositivo leitor. O aparelho transmite e capta informações de pagamento digitalizadas do chip do circuito integrado do cartão e processa a transacção instantaneamente. 

“Vamos introduzir também o sistema de pagamentos nos TPA actuais com o Multicaixa Express através da leitura do código QR. Estamos a melhorar igualmente um aplicativo de pagamentos online para apoiar o comércio electrónico”, anunciou. 

Fonte: Jornal de Angola

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Deixe um comentário