Economia e Finanças

Ad image

Agricultura e Pecuária

Mais de 11 milhões de dólares investidos em projectos no mercado nacional

A Agência para o Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX) registou, entre 2018 e 2022, 581 projectos de investimento privado, que correspondem a 11,6 milhões de dólares. Destes projectos, 279 são de origem externa, 75 são mistos (nacionais e estrangeiros) e 227 são de investimento nacional.

Estes dados constam no relatório da Agência para o Investimento Privado e Promoção das Exportações divulgados recentemente em Luanda.

De acordo com o administrador executivo da AIPEX José Gama Sala, os principais países  investidores registados durante o período em análise são os Estados Unidos da América, África do Sul, Polónia e China. Disse que, apesar desses países não serem os habituais na atracção de investimentos no país, se têm destacado com programas que contribuem para o crescimento da economia nacional.

“Para os Estados Unidos temos o registo de investimento da Refinaria do Soyo, a África do Sul temos o registo de um projecto no sector imobiliário que será implementado na província de Luanda e a Polónia temos o registo de um projecto no domínio da indústria farmacêutica”, indicou.

Para José Gama Sala, a AIPEX tem registado projectos que têm vindo a atrair investidores nacionais e estrangeiros.  Os projectos aprovados pela AIPEX, segundo José Sala, vão permitir a criação de 56 mil postos de trabalho, sendo 92 por cento para nacionais e  7,8 por cento vão ser destinados para a mão de obra estrangeira.

“A AIPEX tem estado a trabalhar para aumentar o índice das exportações do país, aliás, a maior parte das exportações estão ligadas ao sector petrolífero, indústria transformadora, indústria e agricultura”, disse.

A AIPEX tem a missão de promover e captar o investimento privado de origem interna e externa, registar e acompanhar a implementação das propostas de investimento no país.

A Agência para o Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) de Angola tem igualmente a missão de coordenar o apoio institucional a investidores, através da Janela Única de Investimento Privado, que é uma plataforma onde a instituição tem estado a trabalhar com investidores na mitigação de obstáculos de investimentos.

“Contribuir para a mitigação de obstáculos com a fanalidade de facilitar o  investidor promotor do investimento opte apenas no negócio, promover o aumento e a diversificação de exportações de bens e serviços no país”, são igualmente as acções que a AIPEX tem vindo a desenvolver, no quadro da política de diversificação da economia, que consta no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027.

Fonte: Jornal de Angola

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Deixe um comentário