Economia e Finanças

Ad image

Banca

Mercado comprou os 320 milhões de dólares de dívida colocados pelo Banco Nacional de Angola

A moeda angolana teve hoje uma desvalorização recorde e ultrapassou os 800 kwanzas por dólar, pela primeira vez.

A carteira de títulos do Banco Nacional de Angola (BNA) no valor de 321 milhões de dólares colocada no mercado, através da Bolsa de Valores e Dívida (Bodiva) foi totalmente vendida, anunciou a instituição.

O montante total transacionado foi de 321,3 milhões de dólares (294,7 milhões de euros) o que permitiu uma absorção em moeda nacional de 198,9 mil milhões, segundo um comunicado do BNA.

A iniciativa de emitir títulos em moeda estrangeira foi anunciada em 22 de maio, na sequência da ultima reunião do Comité de Política Monetária, numa tentativa de travar a depreciação da moeda angolana, flexibilizar a falta de divisas no mercado e reduzir o crescimento da inflação.

A moeda angolana teve hoje uma desvalorização recorde e ultrapassou os 800 kwanzas por dólar, pela primeira vez.

De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, o kwanza está a perder pelo sétimo dia consecutivo, chegando a valer 804,37 kwanzas por dólar esta tarde, passando a ser a segunda pior moeda a nível mundial na comparação com o dólar.

O kwanza já caiu 37% desde 11 de maio, no seguimento da decisão governamental de acabar com os subsídios estatais aos combustíveis, o que motivou forte contestação social e um aumento dos preços.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Deixe um comentário