Economia e Finanças

Ad image

Seguros

Portugal: Custo dos seguros continua a subir de forma moderada com aumento de 3% no 2º trimestre

O custo dos seguros continua a subir de forma moderada, com um aumento de 3% no segundo trimestre que compara com o aumento de 4% no primeiro trimestre. Esta é a conclusão do Global Insurance Market Index, divulgado hoje pela Marsh.

O custo dos seguros continua a subir de forma moderada, com um aumento de 3% no segundo trimestre que compara com o aumento de 4% no primeiro trimestre. Esta é a conclusão do Global Insurance Market Index, divulgado hoje pela Marsh, líder mundial em consultoria de riscos e corretagem de seguros.

O segundo trimestre marca, assim, o 23.º trimestre consecutivo de aumento de preços.

As taxas dos prémios de cyber mantêm-se moderadas, a cobertura de danos materiais mantém-se desafiante a nível global refere a Marsh.

De acordo com o Global Insurance Market Index divulgado hoje pela Marsh, a subida de preços foi relativamente consistente na maioria das regiões no período em análise.

“Esta evolução deveu-se, sobretudo, ao decréscimo das taxas nas linhas financeiras e profissionais e à contínua moderação no mercado de cyber, compensados pelo aumento das taxas dos seguros de danos materiais, que foi o maior segmento neste trimestre”, refere a consultora.

As preocupações com o impacto da inflação nos valores dos ativos e nos custos dos sinistros continuaram a ser um dos principais focos das seguradoras nas renovações, na maioria das regiões, segundo o estudo.

Analisando mercado a mercado, é dito que no Reino Unido, o preço composto aumentou 1% (por comparação com um aumento de 3% no primeiro trimestre de 2023), tendo aumentado 2% no Pacífico (por comparação com um aumento de 7% no primeiro trimestre) e mantendo-se estável na Ásia (por comparação com um aumento de 1% no primeiro trimestre).

As restantes regiões registaram variações idênticas ao trimestre anterior, tendo o preço composto aumentado 8% (8% no primeiro trimestre) na América Latina e Caraíbas, 5% na Europa Continental (5% no primeiro trimestre) e 4% nos Estados Unidos da América (4% no primeiro trimestre).

Entre outras conclusões, o relatório destaca que no segundo trimestre, os prémios dos seguros de danos materiais aumentaram, em média, 10%, à semelhança do trimestre anterior; os prémios de responsabilidade civil aumentaram 3%, mantendo-se a taxa de aumento do trimestre anterior.

A Marsh avança ainda que pelo quarto trimestre consecutivo, os preços globais nas linhas financeiras e profissionais diminuíram. Impulsionados pelas reduções das taxas e aumento da capacidade, particularmente no Reino Unido, os preços diminuíram, em média, 8% no segundo trimestre, por comparação com um decréscimo de 5% no primeiro trimestre.

Globalmente, o aumento dos prémios de seguros de cyber abrandou para 1%, em comparação com os 11% registados no trimestre anterior e 28% no quarto trimestre de 2022. Este facto foi impulsionado por uma moderação significativa nos Estados Unidos da América, com reduções dos preços de 4%, por comparação com um aumento de 11% no primeiro trimestre, diz a consultora.

Em comentário ao relatório, António Morna, Diretor de Placement da Marsh Portugal, diz na nota que “embora a moderação contínua nos ramos de D&O e Cyber seja positiva, os aumentos contínuos nas linhas de danos materiais, em particular nos seguros de catástrofe, continuam a ser uma área de preocupação para os nossos clientes e de foco para nós”.

“À medida que avançamos no segundo semestre de 2023, estamos a trabalhar com os nossos clientes para explorar um vasto portefólio de opções que permitam enfrentar os desafios futuros face a uma contínua incerteza económica, inflacionária e geopolítica, e alcançar os melhores resultados do mercado de seguros”, acrescenta.

Fonte: Jornal Económico

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Deixe um comentário