Os contratos do trigo para Dezembro fecharam na sexta-feira, 6, em queda de 1,73% na bolsa de Chicago, com o valor de 5,6825 dólares por bushel.
Os preços perderam força após uma alta de mais de 3% na última sessão, com investidores preocupados com ataques a navios no Mar Negro. Uma mina aquática atingiu um navio turco, segundo informou a agência Reuters.
“As atenções se voltaram para as notícias que vieram no Mar Negro, mas, como aparentemente o dano não foi severo, o mercado decidir a diminuição das tensões na região”, destaca Jonathan Pinheiro, analista em gestão de risco de trigo da StoneX.
A Ucrânia implementou um corredor temporário para escoar as cargas agrícolas a pelo Mar Negro, após Rússia desistir do acordo que garantia o embarque seguro de mercadorias. “O navio atingindo o Mar Negro ligou um alerta para o crescimento das exportações ucranianas, pois aumentar a quantidade dos embarques também pode elevar o risco de novos ataques”, lembrou.
Por fim, o analista diz que a tendência de queda para o trigo deve permanecer em Outubro, diante do início da colheita na Austrália, e das projecções optimistas para a safra da Argentina.
Já o preço do milho caiu em Chicago em dia de realização de lucros por parte dos investidores. Os contratos para Dezembro fecharam em queda de 1,11%, para 4,92 dólares por bushel.
Fonte: Jornal de Angola