O país encaixou 66 milhões de dólares em 2021, com a exportação dos produtos inseridos no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), um aumento de 57,3 por cento.
Segundo o Jornal de Angola, estes dados foram apresentados, sexta-feira 13 de fevereiro de 2022 em Luanda, pelo ministro da Economia e Planeamento, Mário João, no acto de lançamento da primeira edição do ciclo de debates quinzenais denominado “CaféCIPRA”, iniciativa do Centro de Imprensa da Presidência da República, que abordou sobre o balanço “Diplomacia Económica”.
Entre os principais produtos mais exportados destacam-se o cimento, cerveja, embalagens de vidro para fins diversos, banana, sumos e refrigerantes, sendo que os principais destinos figuram países como o Congo Brazzaville, República Democrática do Congo, Camarões, Namíbia e Portugal.
Outros dados publicados na Internet, dão conta que Angola também exporta cinco principais grupos de produtos , nomeadamente: Combustíveis Minerais (98,7% do total), os Minerais e Minérios (0,3% do total), os Metais Comuns (0,2% do total), os Produtos Agrícolas (0,2% do total) e os Produtos Alimentares (0,1% do total).
Para analisar detalhadamente o nível de exportação, o Economia e Finanças convidou especialista do Ministério da Economia e Planeamento, AIPEX e Economistas.
A não perder o Economia e Finanças esta Sexta-feira, 14 de Abril das 10 às 12 horas na Rádio Nova 102.5 FM