Economia e Finanças

Ad image

Economia

Táxis em Luanda produzem diariamente 2,5 bilhões de Kwanzas

2,5 bilhões de kwanzas no circuito informal e não bancarizado é o rendimento feito pelos taxistas em Luanda todos os dias, sem contar com os taxistas miniautocarros, gira-bairros e os motoqueiros.

Segundo Francisco Paciente, Presidente da ANATA, é importante referir que o serviço de táxi ocasional, continua ser uma actividade informal, mas que constituí uma das principais ocupações dos jovens.

em novembro 2020 o país contava com 600 mil veículos, desde Hiaces, miniautocarros, gira-bairros e motos. Apenas em Luanda, circulam cerca de 50 mil hiaces, com uma produção bruta diária de 45 mil a 50 mil kwanzas. Valor repartido para os operadores na ordem de 20.000 a 25 000 kwanzas e o dono da viatura;

Despesas diárias de um operador
As viaturas têm despesas diárias de 8 mil kwanzas em combustível; com as refeições diárias por cada operador à rondar em 5 mil kwanzas, taxa de lavagem diária por viatura de 1.500 kwanzas e acrescentando os subsídio diários vulgarmente conhecido como a (mixa) dos operadores em 12 mil a 15 mil kwanzas.
Contas feitas, 50 mil táxis a circular em Luanda, dariam ao cofre do Estado cerca de 2,5 bilhões no circuito informal e não bancarizado, Isto é, em Luanda sem falar dos Taxistas em miniautocarro, e gira-bairros e os motoqueiros, avançou hoje, 05 de junho ao Economia e Finanças Francisco Paciente, presidente da ANATA.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Deixe um comentário