Economia e Finanças

Ad image

Economia

UE: Inflação anual na zona euro cai para 6,1% em maio

A inflação anual caiu 2% em relação ao período homólogo. A taxa de inflação nacional subjacente, fixada em 5,4%, está abaixo da inflação da zona euro e da União Europeia.

A taxa de inflação anual fixou-se em 6,1% na zona euro no quinto mês do ano, um valor que compara com os 7% de abril. De acordo com os dados revelados pelo Eurostat, em maio de 2022, a mesma taxa situava-se em 8,1%.

Já na União Europeia, a inflação situou-se em 7,1%, abaixo dos 8,1% registados em abril do mesmo ano. No período homólogo, a inflação era de 8,8% na UE, mostram os dados oficiais.

No mês em análise, o maior contributo para esta taxa foi da alimentação, álcool e tabaco, que subiu 2,54 pontos percentuais, seguido do aumento de 2,15 pontos percentuais nos serviços, de 1,51 pontos nos bens industriais não energéticos e uma quebra de 0,09 pontos percentuais na energia.

O órgão estatístico europeu nota que as taxas mais baixas foram registadas no Luxemburgo (2%), Bélgica (2,7%), Dinamarca e Espanha (2,9%), enquanto as mais elevadas foram observadas na Hungria (21,9%), Polónia e República Checa (12,5%).

Em termos comparativos, a inflação anual caiu em 26 estados-membros e subiu num país da moeda única.

Onde fica Portugal?

Esta semana, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que a inflação se fixou em 4%, em muito devido ao programa governamental do IVA Zero. No entanto, a inflação subjacente, que exclui alimentação e energia, fixou-se nos 5,4%, um valor acima da taxa nominal.

Em maio de 2022, a inflação portuguesa estava em 8,1%, o que significa que, um ano depois, a taxa melhorou consideravelmente.

No mês precedente deste ano, a inflação anual situou-se nos 6,9%, revelando-se uma queda de 1,5 pontos percentuais.

Desta forma, a taxa de inflação anual nacional está abaixo da inflação da zona euro e da União Europeia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Deixe um comentário